terça-feira, 9 de junho de 2009

Principais rios da América Latina


  • Na América do Sul: Rio da Prata que separa Buenos Aires de Montevidéu e para onde correm 25% das águas da América do Sul.

* Rio Iguaçu que deságua no Rio Paraná em Foz do Iguaçu.

* Rio Pilcomayo que nasce no planalto boliviano a 3900 metros de altitude, tem 1590 km e grande parte de seu curso flui entre a Argentina e o Paraguai e desemboca no Rio Paraguai.

* Rio São Francisco que nasce num brejo no alto da Serra da Canastra e corre para o Nordeste do Brasil vindo a desaguar no Oceano Atlântico entre Sergipe e Alagoas.

* Rio Amazonas que nasce na cordilheira dos Andes no Peru e atravessa todo o Norte do Brasil recebendo diversos outros afluentes e deságua no Oceano Atlântico próximo a Belém do Pará e Ilha do Marajó e que é o maior rio do Mundo.
*
Rio Orinoco que corta o território da Venezuela e deságua no Oceano Atlântico, o Rio Magdalena na Colômbia que nasce no Sudoeste do país, corta-o de Norte a Sul e deságua no Mar do Caribe.

* Rio Napo no Equador que tem 1130 km de extensão, nasce no Equador, atravessa o Peru e deságua na margem esquerda do Rio Solimões.

Aline e Déborah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário