terça-feira, 26 de maio de 2009

Fauna America Central.


Fauna:

As reservas faunisticas da região refletem uma situação transicional entre as faunas sul-americana (neotropical) e norte-americana (neo-ártica), sendo, porém, mais neotropical do que neo-ártica no que diz respeito aos vertebrados (exceto os répteis). As formas de transição entre os anfíbios envolvem numerosas famílias, muitas das quais se estendem para norte e sul da América Central. Ds répteis apresentam uma distribuição complexa, que inclui espécies e gêneros do norte e do sul e alguns endêmicos. Quanto à fauna ornitológica, é representada por grupos neo-árticos e neotropicais. No que se refere aos mamíferos encontram-se na América Central espécies comuns a todo o continente americano.



Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.

Flora da America Central.


Flora:
O Pinus oocarpa é a árvore-símbolo de Honduras.
Nas áreas montanhosas mais elevadas, além de uma vegetação herbácea gigante, dominam ciprestes, juníperos e pinheiros (araucária). A floresta subtropical, muito rica em formações arbóreas, onde predominam as lianas, bromeliáceas e orquideas, é tipica das terras situadas a altitudes médias (1.000 a 1.800m). Nas regiões de transição entre a floresta tropical e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos da Guatemala, Honduras e El Salvador a cobertura florística compõe-se principalmente de arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. Finalmente, nas áreas localizadas abaixo de 600m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas (especialmente a Attalea cohune), além do caucho (Castilloa elastica) e do acaju (Swietenia mahogany).
Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.

Flora da America Central.

Fauna América do Norte


Fauna:


Os animais originários da América do Norte eram numerosos e variados, mas a colonização e o desenvolvimento económico e demográfico que esta implicou reduziu o seu território e diminuiu o seu número. A fauna da América do Norte é globalmente semelhante à das regiões setentrionais da Europa e da Ásia. Entre os grandes mamíferos figuram várias espécies de ursos - cujo as grandes é o grizzly -, o carneiro do Rochosos, o bisão, cujas manadas hoje são protegidas (nomeadamente no âmbito dos parques nacionais, criados ao início do xxe século aos Estados Unidos), ele caribou, o orignal, chamadas impulso na Europa, o boi musqué e o wapiti.
Puma e o jaguar, nas regiões mais meridionais, o lobo e o coiote, e o extremo norte o urso polar constitui principais os carnívoros do continente, do qual é igualmente originário o opossum comum, espécie marsupial. Únicos alguns dos numerosos répteis são venenosos, incluindo a serpente coral e ele vipéridés como a crotale e a trigonocéphale, bem como o héloderme e lézard perlado do sudoeste dos Estados Unidos e o México, únicos lézards venenosos ao mundo.
Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.

Flora da América do Norte


Flora:


A vegetação natural da América do Norte foi alterada significativamente pela atividade humana; a floresta original está no entanto ainda presente, nomeadamente em certos parques nacionais. O taïga, ou floresta boreal, vasta extensão arborizada principalmente constituída de coníferas (essencialmente épicéas, os abetos e os larícios), cobre mais a grande parte do Sul e o centro do Canadá e estende-se até no Alasca (ver floresta). Ao norte da floresta, o solo é abrangido o toundra, vegetação baixa constituída laîches, de ervas, espumas e líquenes.
A vegetação.
Ao norte da floresta, o solo é abrangido o toundra, vegetação baixa constituída laîches, de ervas, espumas e líquenes. No leste dos Estados Unidos, a floresta mista, principalmente constituída de árvores caducas ao norte e diferentes espécies de pinhos no sudeste, déboisée e foi explorada, mas uma superfície considerável regenerou-se desde os anos 1940. Na parte ocidental, as florestas situam-se nas cadeias montanhosas e são dominadas pelas coníferas. Em Califórnia, séquoias gigantes atingem dimensões impressionantes (até à 83 m de parte superior em Sequoia Nacional Park), enquanto o México protege uma floresta de tipo tropical particularmente rico em espécies.A vegetação das regiões mais secas da América do Norte é constituída de ervas e arbustos.


Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.
Dos países citados somente a Venezuela - considerando o modelo privado de exploração - conseguiu apresentar resultados que pelo menos indicassem a possibilidade de acumulo de capital - e na lógica liberal o crescimento econômico - através da exportação de um produto primário




icaro e leonardo

petroleo

Deste modo a legislação petrolífera de países como Bolívia, Venezuela, Colômbia e Brasil procurou possibilitar - desde o inicio do século XX - a maior liberdade possível de ação as empresas internacionais do setor oferecendo - via de regra - extensas regiões para pesquisa e lavra do mineral.




icaro e leonardo

Expectativa de vida na América Latina

O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de "revolução demográfica". No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos dois séculos, ela quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar longe do fim.





alunas : Sandryne Alves e Cristiane Santos

idiomas da america latina

A América Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continental, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países germânicos. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.

fernando e ronalberg

Áreas produtoras de petróleo no Brasil

No século passado, na década de 60 a Petrobras se lançou em um novo e promissor desafio: a exploração da plataforma continental marítima, primeiramente, de forma tímida, entre os estados do Maranhão e do Espírito Santo. Em 1968 a busca teria seu primeiro resultado positivo: a descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema, em Sergipe.Naquele mesmo ano começaram os trabalhos exploratórios na Bacia de Campos, que hoje divide com as bacias do Espírito Santo e de Santos os melhores resultados em produção.Hoje a atividade acontece em 11 bacias sedimentares ao longo da costa marítima, e ainda na Bacia do São Francisco, no Centro-Oeste brasileiro.


Yara Maria e Winie Silveira

Colonizaçao da America

Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor. Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru. Pouco depois Portugal estabeleceu colônia no Brasil, assim como a Inglaterra colonizou as Honduras Britânicas (atual Belize) e a Jamaica. A ocupação holandesa se fez presente na Guiana e ainda em Curaçau, enquanto os franceses tomaram posse do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A união do Novo e do Velho Mundo foi responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos. O potencial de recursos naturais americanos alterou significativamente os quadros econômicos da Europa. As doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa. Por outro lado, os conquistadores europeus tornaram-se os senhores das terras que outrora eram de posse dos povos Astecas, dos Maias além de outros povos nativos. Os espanhóis foram, sem dúvida, os colonizadores mais atuantes.
Ao final do século XVIII, eles haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima. Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a Espanha, extraídos das minas americanas. Ao contrário das colônias britânicas, que eram governadas por poderes representativos locais desde o princípio, as colônias espanholas eram governadas a partir de Madri.


Brendo e Anderson

idiomas da América do Sul


O número total de línguas faladas diariamente na AMÉRICA DO SUL vai muito além do espanhol, português, francês, neelendes (holandês) e inglês.

Uma classificação básica dos idiomas utilizados regularmente por toda a AMÉRICA DO SUL pode ser a sua divisão entre idiomas oficiais e idiomas não oficiais.

No entanto, lingüísticamente falando, é muito mais produtivo e interessante classificar as línguas presentes na AMÉRICA DO SUL nos seguintes dois grandes grupos:

ronalberg e fernando

O petóleo no Brasil


De acordo com publicações especializadas, hoje o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking mundial de reservas de petróleo, e aparece na 11º posição entre os maiores produtores do planeta. Tais números colocam o país à frente de tradicionais países-membros da outrora toda-poderosa OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), como Líbia, Catar, Indonésia e Argélia.


Yara Maria e Winie Silveira

Cultura_America Latina

A América Latina compreende todos os paises do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continetal, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países germânicos. Também engloba alguns países da America Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar Do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América Do norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.A diversidade cultural da América Latina origina-se das diferentes culturas existentes no interior de cada país ou regiões que transcedem as suas fronteiras. E pode ser interpretada através da evolução histórica de etnias e formas sociais que se formam através de uma evolução histórica imigrante.


Equipe:Ottony,Mattheus



Vegetação - flora da América do Sul.

Vegetação -Flora:
A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica.
Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco.
Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica.
Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco.
Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e nordeste da Argentina.



Larissa Castelo e Denis Pereira.

BEM VINDOS!

Sejam bem vindos ao blog das américas. Aqui você encontrará tudo o que precisas saber sobre as américas.

Obrigada pela visita ao nosso blog.


Turma da 8ª Série B - Manhã (Colégio Guri Sênior).