quarta-feira, 10 de junho de 2009
Cultura da américa latina tem vários tipos entre eles o principal é a dança ...
► O Ballet Romântico é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico Literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV.
► O Jazz, o sapateado foi originado na América, com muito de suas raízes sendo baseadas no escravismo. Foram os africanos escravizados que misturaram um pouco de suas danças tradicionais com danças européias e americanas.
► O Forró é uma dança popular característica dos arraiais nos festejos juninos.
► O Côco é uma dança popular de origem africana e indígena. No início procurava retratar o trabalho dos quebradores de côco, que enquanto quebravam o fruto da palmeira com as pedras, cantavam no ritmo da batida.
► O Xaxado tem esse nome engraçado devido o som produzido através do arrastado das sandálias no chão.
► A Quadrilha é mais considerada uma brincadeira do que uma dança. Originada nas festas juninas do Nordeste, hoje se pode participar de uma quadrilha em todo o Brasil. Os noivos lideram a brincadeira, onde a vida da roça é representada através de passos que muitas vezes derivam do francês, devido as famosas quadrilhas dos séc. XVII e XVIII.
Equipe:Ottony e Mattheus
terça-feira, 9 de junho de 2009
Principais rios da América Latina
- Na América do Sul: Rio da Prata que separa Buenos Aires de Montevidéu e para onde correm 25% das águas da América do Sul.
* Rio Iguaçu que deságua no Rio Paraná em Foz do Iguaçu.
* Rio Pilcomayo que nasce no planalto boliviano a
* Rio São Francisco que nasce num brejo no alto da Serra da Canastra e corre para o Nordeste do Brasil vindo a desaguar no Oceano Atlântico entre Sergipe e Alagoas.
* Rio Amazonas que nasce na cordilheira dos Andes no Peru e atravessa todo o Norte do Brasil recebendo diversos outros afluentes e deságua no Oceano Atlântico próximo a Belém do Pará e Ilha do Marajó e que é o maior rio do Mundo.
* Rio Orinoco que corta o território da Venezuela e deságua no Oceano Atlântico, o Rio Magdalena na Colômbia que nasce no Sudoeste do país, corta-o de Norte a Sul e deságua no Mar do Caribe.
Principais rios da América Ânglo-Saxonica
* Rio Colorado que é um Rio dos Estados Unidos e do México, atravessa o Grand Canyon vai desde as montanhas rochosas do Colorado até o Golfo da Califórnia no México e tem
* Rio Delaware nos EUA, nasce no monte Jefferson, condado de Schoharie, Estado de Nova York a
* Rios Missouri e Mississipi nos EUA bastante extensos e que se encontram
* Rio Niágara que nasce no lago Erie e corre até o lago Ontário e divide o Canadá dos Estados Unidos (Província de Ontário no Canadá e Estado de Nova York nos Estados Unidos), neste Rio estão as cataratas do Niágara.
Aline e Déborah.
Água na América Latina - Aquífero Guarani
A América Latina foi ainda abençoada com o maior lençol freático de água do planeta, com 1,2 milhões de km². Atinge 7 estados brasileiros (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, S. Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e parte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Estende-se pelo Brasil (840.000 km²), Paraguai (58.500 km²), Uruguai (58.500 km²) e Argentina, (255.000 km²). Tem água para abastecer 360 milhões de pessoas indefinidamente desde que bem gerenciado. É a população de toda América Latina.Toda essa água, praticamente ainda inexplorada, é objeto de cobiça nacional e internacional. Somente agora há um esforço conjunto dos países banhados pelo aqüífero Guarani para o estabelecimento de uma série de medidas que facilitem a gestão e preservação comum do manancial. Entretanto, a abundância de água do aqüífero também traz ambições. As grandes transnacionais da água já buscam colocar-se no espaço do aqüífero e reservar seu quinhão em vista do futuro.
Água na America Anglo-Saxônica
Na América Anglo-Saxônica há grande disponibilidade de água,com a presença de vários grandes rios,e de bacias,rios que levam água ate ao deserto,fazendo com que a agricultura da América Anglo-Saxônica se desenvolva e se torne uma das maiores do Planeta. Na América Anglo-Saxônica as montanhas rochosas funciona como um divisor de águas,fazendo com que os rios não se emendem(na maioria dos casos) e é também a nascente de vários rios como o Colorado ,Missouri e o Grande ,outra nascente de vários outros rios são os Grandes Lagos. Há também na América Anglo-Saxônica a formação de varias bacias na Planície Central,que interliga vários rios,tendo assim sua foz em outros rios e não no oceano,um caso que mostra isso é o do rio Missouri ,que tem sua foz no rio Mississipi,assim como os rios Arkansas e o Vermelho,por receber tantas águas o rio Mississipi é um dos maiores rios do mundo,tem sua foz no golfo do México. Os rios da América Anglo-Saxônica também tem grande utilização na de geração de energia,como o rio Colorado,onde esta localizada uma importante hidroelétrica da América Anglo-Saxônica,outra grande importância do rio Colorado é a irrigação feita com suas águas na região sudoeste,pois suas águas possibilitam a plantação de frutas no clima desértico.Outro rio que tem grande importância para a geração de energia hidroelétrica e o rio San Lourenço,que é o rio mais importante do Canadá. Outro importante uso da hidrografia é o turismo,que atrai vários visitantes à América Anglo- Saxônica ,o lugar mais visitado são as cataratas do Niagra,que se localiza nos Grandes Lagos.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Petróleo americano
Winie Rodrigues e Yara Maria
idionas america central
Crise Americana nos EUA
Querendo evitar a recessão e “ajudar” os interesses financeiros/políticos americanos, AlanGreenspan, o então Presidente da Reserva Federal (o banco central), de acordo com o poder político (Bush), decidiu reduzir as taxas de juro (baixou o preço do dinheiro). Fê-lo simultaneamente de duas maneiras: descendo-as rapidamente e descendo-as muito.
A água no Brasil.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil. As maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. Em relação a água doce, o brasil possui o maior volume de água doce do planeta e imensa malha de rios, com 70% dos seus rios poluídos.Contém as duas maiores bacias hidrográficas do planeta:
- Amazônica: 20% de toda a água doce do mundo.
- Bacia da Prata: a segunda maior depois da Amazônica,
e possui o Aqüífero Guarani:o maior lençol freático de água do planeta.
América anglo-saxônica
A expressão América Anglo-Saxônica refere-se a dois países da América do Norte: os Estados Unidos da América e o Canadá.
Este termo deriva da classificação dos países da América em dois blocos: aqueles em que a língua mais falada deriva do latim (América Latina), e o bloco dos dois países cuja língua deriva do anglo-saxão.
Essa parte do continente americano tem forte colonização inglesa, o que condicionou vários aspectos culturais, como a língua e a predominância da religião protestante. Além de maioria da população ser de raça caucasiana (brancos).
Cristiane Santos e Sandryne Alves
Pólo de Canoa
Lua e estrela, sol e noite, agito e refúgio. Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores, ganhou infra-estrutura turística, mas preserva o charme de sua rusticidade. As falésias são o cartão de visita da praia, enquanto que os bares e restaurantes oferecem um extenso cardápio, do exótico ao sofisticado.
O artesanato das “lojinhas”, com suas belas obras de arte, também merece ser apreciado. Aproveite para conhecer as belezas de lugares próximos, como a Praia das Fontes, Praia da Redonda, Morro Branco;o patrimônio cultural de Aracati e o passeio pelo Rio Jaguaribe. Mas poupe energia, porque na noite de Canoa sons e culturas se reúnem para celebrar a vida. Vida que fica mais bonita quando se está no aconchego de Canoa.
Larissa Sampaio e Layana Cristina
Crise do Petróleo
Regime Político
Regime político, na ciência política, é o nome que se dá ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo.
Tais instituições políticas têm por objectivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que detêm o poder político (autoridade) e os demais membros da sociedade (administrados).
O regime político adoptada por um Estado não deve ser confundida com a sua forma de Estado (Estado unitário ou federal) ou com o seu sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo, dentre outros).
Nome: Larisse e Raphaela
Idiomas da America do Norte
Ronalberg e fernando
Pólo de Jericoacoara
A natureza foi generosa com Jericoacoara. Tamanha beleza é Área de Proteção Ambiental desde 1984. Contemplar o pôr-do-sol em cima da duna e visitar a Pedra Furada são experiências inesquecíveis. O visitante pode também percorrer os 56km que separam Jeri de Camocim admirando a paisagem deslumbrante e paradisíaca. Na vizinhança, estão outros lugares especiais: a praia de Lagoinha, Flecheiras e Mundaú, com suas areias brancas e belos coqueirais. Jeri ainda oferece uma noite cheia de diversão, com seus traços singulares: charmosos bares e restaurantes com uma rica culinária e, como sobremesa, uma deliciosa torta de banana. Na Rua do Forró a atmosfera é única para quem gosta de agitação. A tradicional padaria que só abre durante a madrugada, é uma atração à parte.
Larissa Sampaio e Layana Cristina
crise Americana
Equipe: Daniel e Hugo
Fauna da América do Sul.
A América do Sul, as planícies do México e as Antilhas são agrupadas só uma numa região zoogéographique, chamada região néotropicale. A fauna é variada muito e diferente da dos outros continentes, incluindo a da América do Norte. Se encontram mamíferos específicos à esta região, da qual duas espécies específicas de macacos, morcego e numerosos roedores, uma espécie tapir, lantejoula (camélidé inexistente no resto do mundo). O vicuña, o alpaga, o jaguar, pécari, o tamanoir gigante e o coati figura entre as espécies caraterísticas. Encontra-se muito numerosas espécies de pássaros específicas, das quais as pássaro-moscas (500 espécies), tangaras e aras, bem como uma grande variedade de pássaros marinhos.
Entre mais os grandes pássaros, retem-se o condor e o flamingo. Os répteis são numerosos: a boa, a anaconda, o iguane, caïman e o crocodilo. As espécies de peixes de água suave são variadas e abundantes. Provavelmente mais dos quatro quintos das espécies mundiais acantonam-se estes em limites zoogéographiques. As ilhas Galápagos protegem répteis, dos quais tartarugas gigantes, e pássaros desconhecidos noutro lugar.
A américa latina é uma grande diversidade de culturas e danças...
A cultura de origem africana também é muito presente na América Latina. Os países do Caribe , ademais do Brasil, Venezuela e Colômbia apresentam forte influência africana. O Haiti é um país cuja esmagadora maioria da população é negra (apesar da colonização francesa e do idioma pátrio do Haiti ser o francês). O Brasil também tem grandes concentrações de descendentes de negros africanos e abriga a maior população negra fora da África (considerando-se todos aqueles que, formalmente, tem ancestrais africanos).
E tem como um de seus principais pontos a dança que em muitos lugares até hoje é muito usada como objetivo de lucro e de diversão.
Equipe: Ottony C. e Mattheus H.
População
A América do Norte tem mais de 430 milhões de habitantes. O país mais populoso é os EUA, com 298 milhões de habitantes (2005) tendo uma densidade demográfica de 31 habitantes por quilometro quadrado. O Canadá, apesar de ser o país mais extenso, é menos povoado, principalmente por causa das condições impostas pelo clima frio que domina a maior parte de seu território, apresentando uma densidade demográfica dez vezes menor que a dos EUA e uma população de 32 milhões de habitantes.
Cristiane Santos e Sandryne Alves.
Água na América do Sul.
A América do Sul possui 26% dos recursos hídricos no planeta, pra abastecer apenas 6% da população mundial. O fato expõe a conflitos pela apropriação da água, que mesmo sendo tão abundante, não é compartilhada com todos os latino-americanos. Abundância de água doce em alguns países latino americanos:
- País com água suficiente: Peru
- Países ricos em água: Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Argentina, e Chile.
- País muito rico em água: Guiana.
A América-latina é um continente privilegiado no regime de chuvas e com rios abundantes.
PETR4 – Brasil representa futuro do petróleo na América Latina, mas Petrobras tem desafios a serem superados
Maio 26, 2009 — Schwabb
O Brasil representa o futuro do petróleo latino-americano, em contraste com os problemas enfrentados pelos dois maiores e mais tradicionais produtores da região, Venezuela e México, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário britânico Financial Times.
“Nos últimos dois anos, a Petrobras, a sofisticada empresa brasileira estatal de capital aberto, descobriu reservas tão promissoras em águas profundas na costa sudeste que os executivos estão comparando esta nova fronteira com o Mar do Norte, que salvou o mundo da crise energética criada pelo Oriente Médio nos anos 1970''Winie Rodrigues e Yara Sampaio
terça-feira, 26 de maio de 2009
Fauna America Central.
Flora da America Central.
O Pinus oocarpa é a árvore-símbolo de Honduras.
Nas áreas montanhosas mais elevadas, além de uma vegetação herbácea gigante, dominam ciprestes, juníperos e pinheiros (araucária). A floresta subtropical, muito rica em formações arbóreas, onde predominam as lianas, bromeliáceas e orquideas, é tipica das terras situadas a altitudes médias (1.000 a 1.800m). Nas regiões de transição entre a floresta tropical e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos da Guatemala, Honduras e El Salvador a cobertura florística compõe-se principalmente de arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. Finalmente, nas áreas localizadas abaixo de 600m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas (especialmente a Attalea cohune), além do caucho (Castilloa elastica) e do acaju (Swietenia mahogany).
Fauna América do Norte
Os animais originários da América do Norte eram numerosos e variados, mas a colonização e o desenvolvimento económico e demográfico que esta implicou reduziu o seu território e diminuiu o seu número. A fauna da América do Norte é globalmente semelhante à das regiões setentrionais da Europa e da Ásia. Entre os grandes mamíferos figuram várias espécies de ursos - cujo as grandes é o grizzly -, o carneiro do Rochosos, o bisão, cujas manadas hoje são protegidas (nomeadamente no âmbito dos parques nacionais, criados ao início do xxe século aos Estados Unidos), ele caribou, o orignal, chamadas impulso na Europa, o boi musqué e o wapiti.
Puma e o jaguar, nas regiões mais meridionais, o lobo e o coiote, e o extremo norte o urso polar constitui principais os carnívoros do continente, do qual é igualmente originário o opossum comum, espécie marsupial. Únicos alguns dos numerosos répteis são venenosos, incluindo a serpente coral e ele vipéridés como a crotale e a trigonocéphale, bem como o héloderme e lézard perlado do sudoeste dos Estados Unidos e o México, únicos lézards venenosos ao mundo.
Flora da América do Norte
A vegetação natural da América do Norte foi alterada significativamente pela atividade humana; a floresta original está no entanto ainda presente, nomeadamente em certos parques nacionais. O taïga, ou floresta boreal, vasta extensão arborizada principalmente constituída de coníferas (essencialmente épicéas, os abetos e os larícios), cobre mais a grande parte do Sul e o centro do Canadá e estende-se até no Alasca (ver floresta). Ao norte da floresta, o solo é abrangido o toundra, vegetação baixa constituída laîches, de ervas, espumas e líquenes.
A vegetação.
Ao norte da floresta, o solo é abrangido o toundra, vegetação baixa constituída laîches, de ervas, espumas e líquenes. No leste dos Estados Unidos, a floresta mista, principalmente constituída de árvores caducas ao norte e diferentes espécies de pinhos no sudeste, déboisée e foi explorada, mas uma superfície considerável regenerou-se desde os anos 1940. Na parte ocidental, as florestas situam-se nas cadeias montanhosas e são dominadas pelas coníferas. Em Califórnia, séquoias gigantes atingem dimensões impressionantes (até à 83 m de parte superior em Sequoia Nacional Park), enquanto o México protege uma floresta de tipo tropical particularmente rico em espécies.A vegetação das regiões mais secas da América do Norte é constituída de ervas e arbustos.
petroleo
icaro e leonardo
Expectativa de vida na América Latina
alunas : Sandryne Alves e Cristiane Santos
idiomas da america latina
fernando e ronalberg
Áreas produtoras de petróleo no Brasil
No século passado, na década de 60 a Petrobras se lançou em um novo e promissor desafio: a exploração da plataforma continental marítima, primeiramente, de forma tímida, entre os estados do Maranhão e do Espírito Santo. Em 1968 a busca teria seu primeiro resultado positivo: a descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema, em Sergipe.Naquele mesmo ano começaram os trabalhos exploratórios na Bacia de Campos, que hoje divide com as bacias do Espírito Santo e de Santos os melhores resultados em produção.Hoje a atividade acontece em 11 bacias sedimentares ao longo da costa marítima, e ainda na Bacia do São Francisco, no Centro-Oeste brasileiro.
Yara Maria e Winie Silveira
Colonizaçao da America
Ao final do século XVIII, eles haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima. Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a Espanha, extraídos das minas americanas. Ao contrário das colônias britânicas, que eram governadas por poderes representativos locais desde o princípio, as colônias espanholas eram governadas a partir de Madri.
Brendo e Anderson
idiomas da América do Sul
O número total de línguas faladas diariamente na AMÉRICA DO SUL vai muito além do espanhol, português, francês, neelendes (holandês) e inglês.
Uma classificação básica dos idiomas utilizados regularmente por toda a AMÉRICA DO SUL pode ser a sua divisão entre idiomas oficiais e idiomas não oficiais.
No entanto, lingüísticamente falando, é muito mais produtivo e interessante classificar as línguas presentes na AMÉRICA DO SUL nos seguintes dois grandes grupos:
ronalberg e fernando
O petóleo no Brasil
De acordo com publicações especializadas, hoje o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking mundial de reservas de petróleo, e aparece na 11º posição entre os maiores produtores do planeta. Tais números colocam o país à frente de tradicionais países-membros da outrora toda-poderosa OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), como Líbia, Catar, Indonésia e Argélia.
Yara Maria e Winie Silveira
Cultura_America Latina
Equipe:Ottony,Mattheus
Vegetação - flora da América do Sul.
A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica.
Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco.
Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica.
Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco.
Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e nordeste da Argentina.
Larissa Castelo e Denis Pereira.
BEM VINDOS!
Obrigada pela visita ao nosso blog.
Turma da 8ª Série B - Manhã (Colégio Guri Sênior).