quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cultura da américa latina tem vários tipos entre eles o principal é a dança ...

Aqui estão os tipos de danças mais conhecidos do mundo todo.

► O Ballet Romântico é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico Literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV
.






► O Jazz, o sapateado foi originado na América, com muito de suas raízes sendo baseadas no escravismo. Foram os africanos escravizados que misturaram um pouco de suas
danças tradicionais com danças européias e americanas.






► O Forró é uma dança popular característica dos arraiais nos festejos juninos.









► O Côco é uma dança popular de origem africana e indígena. No início procurava retratar o trabalho dos quebradores de côco, que enquanto quebravam o fruto da palmeira com as pedras, cantavam no ritmo da batida.







O Xaxado tem esse nome engraçado devido o som produzido através do arrastado das sandálias no chão.








► A Quadrilha é mais considerada uma brincadeira do que uma dança. Originada nas festas juninas do Nordeste, hoje se pode participar de uma quadrilha em todo o Brasil. Os noivos lideram a brincadeira, onde a vida da roça é representada através de passos que muitas vezes derivam do francês, devido as famosas quadrilhas dos séc. XVII e XVIII.









Equipe:Ottony e Mattheus

terça-feira, 9 de junho de 2009

Principais rios da América Latina


  • Na América do Sul: Rio da Prata que separa Buenos Aires de Montevidéu e para onde correm 25% das águas da América do Sul.

* Rio Iguaçu que deságua no Rio Paraná em Foz do Iguaçu.

* Rio Pilcomayo que nasce no planalto boliviano a 3900 metros de altitude, tem 1590 km e grande parte de seu curso flui entre a Argentina e o Paraguai e desemboca no Rio Paraguai.

* Rio São Francisco que nasce num brejo no alto da Serra da Canastra e corre para o Nordeste do Brasil vindo a desaguar no Oceano Atlântico entre Sergipe e Alagoas.

* Rio Amazonas que nasce na cordilheira dos Andes no Peru e atravessa todo o Norte do Brasil recebendo diversos outros afluentes e deságua no Oceano Atlântico próximo a Belém do Pará e Ilha do Marajó e que é o maior rio do Mundo.
*
Rio Orinoco que corta o território da Venezuela e deságua no Oceano Atlântico, o Rio Magdalena na Colômbia que nasce no Sudoeste do país, corta-o de Norte a Sul e deságua no Mar do Caribe.

* Rio Napo no Equador que tem 1130 km de extensão, nasce no Equador, atravessa o Peru e deságua na margem esquerda do Rio Solimões.

Aline e Déborah.

Principais rios da América Ânglo-Saxonica

* Rio Colorado que é um Rio dos Estados Unidos e do México, atravessa o Grand Canyon vai desde as montanhas rochosas do Colorado até o Golfo da Califórnia no México e tem 2320 km de extensão.

* Rio Delaware nos EUA, nasce no monte Jefferson, condado de Schoharie, Estado de Nova York a 575 metros de altitude e desemboca no Oceano Atlântico.

* Rios Missouri e Mississipi nos EUA bastante extensos e que se encontram em St Louis.

* Rio Niágara que nasce no lago Erie e corre até o lago Ontário e divide o Canadá dos Estados Unidos (Província de Ontário no Canadá e Estado de Nova York nos Estados Unidos), neste Rio estão as cataratas do Niágara.


Aline e Déborah.

Água na América Latina - Aquífero Guarani


A América Latina foi ainda abençoada com o maior lençol freático de água do planeta, com 1,2 milhões de km². Atinge 7 estados brasileiros (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, S. Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) e parte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Estende-se pelo Brasil (840.000 km²), Paraguai (58.500 km²), Uruguai (58.500 km²) e Argentina, (255.000 km²). Tem água para abastecer 360 milhões de pessoas indefinidamente desde que bem gerenciado. É a população de toda América Latina.Toda essa água, praticamente ainda inexplorada, é objeto de cobiça nacional e internacional. Somente agora há um esforço conjunto dos países banhados pelo aqüífero Guarani para o estabelecimento de uma série de medidas que facilitem a gestão e preservação comum do manancial. Entretanto, a abundância de água do aqüífero também traz ambições. As grandes transnacionais da água já buscam colocar-se no espaço do aqüífero e reservar seu quinhão em vista do futuro.

Aline e Déborah.

Água na America Anglo-Saxônica


Na América Anglo-Saxônica há grande disponibilidade de água,com a presença de vários grandes rios,e de bacias,rios que levam água ate ao deserto,fazendo com que a agricultura da América Anglo-Saxônica se desenvolva e se torne uma das maiores do Planeta. Na América Anglo-Saxônica as montanhas rochosas funciona como um divisor de águas,fazendo com que os rios não se emendem(na maioria dos casos) e é também a nascente de vários rios como o Colorado ,Missouri e o Grande ,outra nascente de vários outros rios são os Grandes Lagos. Há também na América Anglo-Saxônica a formação de varias bacias na Planície Central,que interliga vários rios,tendo assim sua foz em outros rios e não no oceano,um caso que mostra isso é o do rio Missouri ,que tem sua foz no rio Mississipi,assim como os rios Arkansas e o Vermelho,por receber tantas águas o rio Mississipi é um dos maiores rios do mundo,tem sua foz no golfo do México. Os rios da América Anglo-Saxônica também tem grande utilização na de geração de energia,como o rio Colorado,onde esta localizada uma importante hidroelétrica da América Anglo-Saxônica,outra grande importância do rio Colorado é a irrigação feita com suas águas na região sudoeste,pois suas águas possibilitam a plantação de frutas no clima desértico.Outro rio que tem grande importância para a geração de energia hidroelétrica e o rio San Lourenço,que é o rio mais importante do Canadá. Outro importante uso da hidrografia é o turismo,que atrai vários visitantes à América Anglo- Saxônica ,o lugar mais visitado são as cataratas do Niagra,que se localiza nos Grandes Lagos.

Aline e Déborah.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Petróleo americano

Interessado nos votos que pode angariar dos americanos descontentes com a alta do petróleo, o candidato republicano à presidência dos EUA, John McCain, modificou um discurso que vinha fazendo há anos e anunciou que agora é contra a moratória imposta pelo governo que proibia novas perfurações de petróleo e gás no país. A proposta de McCain provocou revolta em grandes grupos ambientalistas e no seu rival Barack Obama. Isso porque eles acreditam que a abertura a novas perfurações aumentaria o risco de poluição nas já frágeis praias da costa americana, além de comprometer a pesca e o turismo, sem que a medida represente certeza na diminuição do preço dos combustíveis. Veja um trecho do discurso de McCain, no site do jornal Los Angeles Time.


Winie Rodrigues e Yara Maria

idionas america central


O espanhol é o idioma oficial dos sete países do istmo centro-americano, exceto de Belize onde se fala inglês. Muitas das populações indígenas utilizam o seu próprio idioma. Nas ilhas do Caribe, além de dialetos locais, predominam o inglês e o espanhol.

ronalberg e fernando

Crise Americana nos EUA


A queda do mercado bolsista gerou o medo dos agentes económicos americanos e na parte política; da possibilidade do surgimento de uma enorme recessão ou crise económica.
Querendo evitar a recessão e “ajudar” os interesses financeiros/políticos americanos, AlanGreenspan
, o então Presidente da Reserva Federal (o banco central), de acordo com o poder político (Bush), decidiu reduzir as taxas de juro (baixou o preço do dinheiro). Fê-lo simultaneamente de duas maneiras: descendo-as rapidamente e descendo-as muito.
Equipe: Daniel e Hugo

A água no Brasil.


O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil. As maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. Em relação a água doce, o brasil possui o maior volume de água doce do planeta e imensa malha de rios, com 70% dos seus rios poluídos.Contém as duas maiores bacias hidrográficas do planeta:
- Amazônica: 20% de toda a água doce do mundo.
- Bacia da Prata: a segunda maior depois da Amazônica,
e possui o Aqüífero Guarani:o maior lençol freático de água do planeta.

Aline e Déborah

América anglo-saxônica



A expressão América Anglo-Saxônica refere-se a dois países da América do Norte: os Estados Unidos da América e o Canadá.

Este termo deriva da classificação dos países da América em dois blocos: aqueles em que a língua mais falada deriva do latim (América Latina), e o bloco dos dois países cuja língua deriva do anglo-saxão.

Essa parte do continente americano tem forte colonização inglesa, o que condicionou vários aspectos culturais, como a língua e a predominância da religião protestante. Além de maioria da população ser de raça caucasiana (brancos).


Cristiane Santos e Sandryne Alves

Pólo de Canoa


Lua e estrela, sol e noite, agito e refúgio. Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores, ganhou infra-estrutura turística, mas preserva o charme de sua rusticidade. As falésias são o cartão de visita da praia, enquanto que os bares e restaurantes oferecem um extenso cardápio, do exótico ao sofisticado.
O artesanato das “lojinhas”, com suas belas obras de arte, também merece ser apreciado. Aproveite para conhecer as belezas de lugares próximos, como a Praia das Fontes, Praia da Redonda, Morro Branco;o patrimônio cultural de Aracati e o passeio pelo Rio Jaguaribe. Mas poupe energia, porque na noite de Canoa sons e culturas se reúnem para celebrar a vida. Vida que fica mais bonita quando se está no aconchego de Canoa.

Larissa Sampaio e Layana Cristina

Crise do Petróleo




Os americanos são muito dependentes do petróleo, representam apenas 6% da população mundial, mas consomem cerca de 33% da energia produzida no mundo inteiro.Actualmente ( em 2008 ) vivemos uma crise internacional petrolífera, os preços do petróleo disparam, e todos sentimos no bolso a crise, pagando combustíveis mais caros e , consecuentemente, alimentos mais caros.Em 1971 a comissão criada por Richard Nixon, nos EUA, com os principais consultores Robert Anderson ( presidente do grupo petrolífero Atlantic Richfeld ) ,Peter Flanigan , representante de várias firmas petrolíferas, que mais tarde passou a conselheiro da Casa Branca, decidiram todos que era fundamental inflaccionar os preços do petróleo importado com objectivo de « estabilizar os preços internos a um nível elevado e encorajar os investimentos necessários ao desenvolvimento das fontes de energia nacionais.



Winie Rodrigues e Yara Maria

Regime Político


Regime político, na ciência política, é o nome que se dá ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade. Cabe notar que esta definição é válida mesmo que o governo seja considerado ilegítimo.

Tais instituições políticas têm por objectivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que detêm o poder político (autoridade) e os demais membros da sociedade (administrados).

O regime político adoptada por um Estado não deve ser confundida com a sua forma de Estado (Estado unitário ou federal) ou com o seu sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo, dentre outros).

Nome: Larisse e Raphaela

Idiomas da America do Norte

O inglês, falado nos Estados Unidos e no Canadá; o francês, no Canadá; e o espanhol, no México e nos Estados Unidos, são os principais idiomas. Entre as línguas ameríndias destacam-se o náuatle e o maia, no México; o sioux, nos Estados Unidos; o atapasco, no Canadá; e o esquimó, no Canadá e na Groenlândia.

Ronalberg e fernando

Pólo de Jericoacoara


A natureza foi generosa com Jericoacoara. Tamanha beleza é Área de Proteção Ambiental desde 1984. Contemplar o pôr-do-sol em cima da duna e visitar a Pedra Furada são experiências inesquecíveis. O visitante pode também percorrer os 56km que separam Jeri de Camocim admirando a paisagem deslumbrante e paradisíaca. Na vizinhança, estão outros lugares especiais: a praia de Lagoinha, Flecheiras e Mundaú, com suas areias brancas e belos coqueirais. Jeri ainda oferece uma noite cheia de diversão, com seus traços singulares: charmosos bares e restaurantes com uma rica culinária e, como sobremesa, uma deliciosa torta de banana. Na Rua do Forró a atmosfera é única para quem gosta de agitação. A tradicional padaria que só abre durante a madrugada, é uma atração à parte.

Larissa Sampaio e Layana Cristina

crise Americana

Crise nos EUA deve afastar investidores e ameaça até o PIB do Brasil - A crise financeira nos Estados Unidos, agravada pelo pedido de concordata do Lehman Brothers, o quarto maior banco norte-americano, deve impedir que a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) retome os 52 mil pontos nesta semana. A avaliação é da economista da Tendências Consultoria Alessandra Ribeiro.





Equipe: Daniel e Hugo

Fauna da América do Sul.


Fauna:
A América do Sul, as planícies do México e as Antilhas são agrupadas só uma numa região zoogéographique, chamada região néotropicale. A fauna é variada muito e diferente da dos outros continentes, incluindo a da América do Norte. Se encontram mamíferos específicos à esta região, da qual duas espécies específicas de macacos, morcego e numerosos roedores, uma espécie tapir, lantejoula (camélidé inexistente no resto do mundo). O vicuña, o alpaga, o jaguar, pécari, o tamanoir gigante e o coati figura entre as espécies caraterísticas. Encontra-se muito numerosas espécies de pássaros específicas, das quais as pássaro-moscas (500 espécies), tangaras e aras, bem como uma grande variedade de pássaros marinhos.
Entre mais os grandes pássaros, retem-se o condor e o flamingo. Os répteis são numerosos: a boa, a anaconda, o iguane, caïman e o crocodilo. As espécies de peixes de água suave são variadas e abundantes. Provavelmente mais dos quatro quintos das espécies mundiais acantonam-se estes em limites zoogéographiques. As ilhas Galápagos protegem répteis, dos quais tartarugas gigantes, e pássaros desconhecidos noutro lugar.


Nome: Denis e Larissa Castelo.

A américa latina é uma grande diversidade de culturas e danças...


A cultura de origem africana também é muito presente na América Latina. Os países do Caribe , ademais do Brasil, Venezuela e Colômbia apresentam forte influência africana. O Haiti é um país cuja esmagadora maioria da população é negra (apesar da colonização francesa e do idioma pátrio do Haiti ser o francês). O Brasil também tem grandes concentrações de descendentes de negros africanos e abriga a maior população negra fora da África (considerando-se todos aqueles que, formalmente, tem ancestrais africanos).

E tem como um de seus principais pontos a dança que em muitos lugares até hoje é muito usada como objetivo de lucro e de diversão.

Equipe: Ottony C. e Mattheus H.

População



A América do Norte tem mais de 430 milhões de habitantes. O país mais populoso é os EUA, com 298 milhões de habitantes (2005) tendo uma densidade demográfica de 31 habitantes por quilometro quadrado. O Canadá, apesar de ser o país mais extenso, é menos povoado, principalmente por causa das condições impostas pelo clima frio que domina a maior parte de seu território, apresentando uma densidade demográfica dez vezes menor que a dos EUA e uma população de 32 milhões de habitantes.


Cristiane Santos e Sandryne Alves.

Água na América do Sul.


A América do Sul possui 26% dos recursos hídricos no planeta, pra abastecer apenas 6% da população mundial. O fato expõe a conflitos pela apropriação da água, que mesmo sendo tão abundante, não é compartilhada com todos os latino-americanos. Abundância de água doce em alguns países latino americanos:
- País com água suficiente: Peru
- Países ricos em água: Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Argentina, e Chile.
- País muito rico em água: Guiana.

A América-latina é um continente privilegiado no regime de chuvas e com rios abundantes.

Déborah e Aline.

PETR4 – Brasil representa futuro do petróleo na América Latina, mas Petrobras tem desafios a serem superados


O Brasil representa o futuro do petróleo latino-americano, em contraste com os problemas enfrentados pelos dois maiores e mais tradicionais produtores da região, Venezuela e México, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário britânico Financial Times.

“Nos últimos dois anos, a Petrobras, a sofisticada empresa brasileira estatal de capital aberto, descobriu reservas tão promissoras em águas profundas na costa sudeste que os executivos estão comparando esta nova fronteira com o Mar do Norte, que salvou o mundo da crise energética criada pelo Oriente Médio nos anos 1970''


Winie Rodrigues e Yara Sampaio

terça-feira, 26 de maio de 2009

Fauna America Central.


Fauna:

As reservas faunisticas da região refletem uma situação transicional entre as faunas sul-americana (neotropical) e norte-americana (neo-ártica), sendo, porém, mais neotropical do que neo-ártica no que diz respeito aos vertebrados (exceto os répteis). As formas de transição entre os anfíbios envolvem numerosas famílias, muitas das quais se estendem para norte e sul da América Central. Ds répteis apresentam uma distribuição complexa, que inclui espécies e gêneros do norte e do sul e alguns endêmicos. Quanto à fauna ornitológica, é representada por grupos neo-árticos e neotropicais. No que se refere aos mamíferos encontram-se na América Central espécies comuns a todo o continente americano.



Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.

Flora da America Central.


Flora:
O Pinus oocarpa é a árvore-símbolo de Honduras.
Nas áreas montanhosas mais elevadas, além de uma vegetação herbácea gigante, dominam ciprestes, juníperos e pinheiros (araucária). A floresta subtropical, muito rica em formações arbóreas, onde predominam as lianas, bromeliáceas e orquideas, é tipica das terras situadas a altitudes médias (1.000 a 1.800m). Nas regiões de transição entre a floresta tropical e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos da Guatemala, Honduras e El Salvador a cobertura florística compõe-se principalmente de arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. Finalmente, nas áreas localizadas abaixo de 600m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas (especialmente a Attalea cohune), além do caucho (Castilloa elastica) e do acaju (Swietenia mahogany).
Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.

Flora da America Central.

Fauna América do Norte


Fauna:


Os animais originários da América do Norte eram numerosos e variados, mas a colonização e o desenvolvimento económico e demográfico que esta implicou reduziu o seu território e diminuiu o seu número. A fauna da América do Norte é globalmente semelhante à das regiões setentrionais da Europa e da Ásia. Entre os grandes mamíferos figuram várias espécies de ursos - cujo as grandes é o grizzly -, o carneiro do Rochosos, o bisão, cujas manadas hoje são protegidas (nomeadamente no âmbito dos parques nacionais, criados ao início do xxe século aos Estados Unidos), ele caribou, o orignal, chamadas impulso na Europa, o boi musqué e o wapiti.
Puma e o jaguar, nas regiões mais meridionais, o lobo e o coiote, e o extremo norte o urso polar constitui principais os carnívoros do continente, do qual é igualmente originário o opossum comum, espécie marsupial. Únicos alguns dos numerosos répteis são venenosos, incluindo a serpente coral e ele vipéridés como a crotale e a trigonocéphale, bem como o héloderme e lézard perlado do sudoeste dos Estados Unidos e o México, únicos lézards venenosos ao mundo.
Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.

Flora da América do Norte


Flora:


A vegetação natural da América do Norte foi alterada significativamente pela atividade humana; a floresta original está no entanto ainda presente, nomeadamente em certos parques nacionais. O taïga, ou floresta boreal, vasta extensão arborizada principalmente constituída de coníferas (essencialmente épicéas, os abetos e os larícios), cobre mais a grande parte do Sul e o centro do Canadá e estende-se até no Alasca (ver floresta). Ao norte da floresta, o solo é abrangido o toundra, vegetação baixa constituída laîches, de ervas, espumas e líquenes.
A vegetação.
Ao norte da floresta, o solo é abrangido o toundra, vegetação baixa constituída laîches, de ervas, espumas e líquenes. No leste dos Estados Unidos, a floresta mista, principalmente constituída de árvores caducas ao norte e diferentes espécies de pinhos no sudeste, déboisée e foi explorada, mas uma superfície considerável regenerou-se desde os anos 1940. Na parte ocidental, as florestas situam-se nas cadeias montanhosas e são dominadas pelas coníferas. Em Califórnia, séquoias gigantes atingem dimensões impressionantes (até à 83 m de parte superior em Sequoia Nacional Park), enquanto o México protege uma floresta de tipo tropical particularmente rico em espécies.A vegetação das regiões mais secas da América do Norte é constituída de ervas e arbustos.


Nome: Larissa Castelo e Denis Pereira.
Dos países citados somente a Venezuela - considerando o modelo privado de exploração - conseguiu apresentar resultados que pelo menos indicassem a possibilidade de acumulo de capital - e na lógica liberal o crescimento econômico - através da exportação de um produto primário




icaro e leonardo

petroleo

Deste modo a legislação petrolífera de países como Bolívia, Venezuela, Colômbia e Brasil procurou possibilitar - desde o inicio do século XX - a maior liberdade possível de ação as empresas internacionais do setor oferecendo - via de regra - extensas regiões para pesquisa e lavra do mineral.




icaro e leonardo

Expectativa de vida na América Latina

O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de "revolução demográfica". No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos dois séculos, ela quase dobrou. E, de acordo com algumas pesquisas, esse processo pode estar longe do fim.





alunas : Sandryne Alves e Cristiane Santos

idiomas da america latina

A América Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continental, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países germânicos. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.

fernando e ronalberg

Áreas produtoras de petróleo no Brasil

No século passado, na década de 60 a Petrobras se lançou em um novo e promissor desafio: a exploração da plataforma continental marítima, primeiramente, de forma tímida, entre os estados do Maranhão e do Espírito Santo. Em 1968 a busca teria seu primeiro resultado positivo: a descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema, em Sergipe.Naquele mesmo ano começaram os trabalhos exploratórios na Bacia de Campos, que hoje divide com as bacias do Espírito Santo e de Santos os melhores resultados em produção.Hoje a atividade acontece em 11 bacias sedimentares ao longo da costa marítima, e ainda na Bacia do São Francisco, no Centro-Oeste brasileiro.


Yara Maria e Winie Silveira

Colonizaçao da America

Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor. Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru. Pouco depois Portugal estabeleceu colônia no Brasil, assim como a Inglaterra colonizou as Honduras Britânicas (atual Belize) e a Jamaica. A ocupação holandesa se fez presente na Guiana e ainda em Curaçau, enquanto os franceses tomaram posse do Haiti, de Guadalupe e da Martinica. A união do Novo e do Velho Mundo foi responsável por uma mudança radical nos destinos da história de ambos. O potencial de recursos naturais americanos alterou significativamente os quadros econômicos da Europa. As doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa. Por outro lado, os conquistadores europeus tornaram-se os senhores das terras que outrora eram de posse dos povos Astecas, dos Maias além de outros povos nativos. Os espanhóis foram, sem dúvida, os colonizadores mais atuantes.
Ao final do século XVIII, eles haviam estabelecido colônias nas regiões onde atualmente estão as cidades de San Francisco, Cidade do México e Los Angeles, além de Buenos Aires e Lima. Muitos metais nobres foram enviados das terras americanas para a Espanha, extraídos das minas americanas. Ao contrário das colônias britânicas, que eram governadas por poderes representativos locais desde o princípio, as colônias espanholas eram governadas a partir de Madri.


Brendo e Anderson

idiomas da América do Sul


O número total de línguas faladas diariamente na AMÉRICA DO SUL vai muito além do espanhol, português, francês, neelendes (holandês) e inglês.

Uma classificação básica dos idiomas utilizados regularmente por toda a AMÉRICA DO SUL pode ser a sua divisão entre idiomas oficiais e idiomas não oficiais.

No entanto, lingüísticamente falando, é muito mais produtivo e interessante classificar as línguas presentes na AMÉRICA DO SUL nos seguintes dois grandes grupos:

ronalberg e fernando

O petóleo no Brasil


De acordo com publicações especializadas, hoje o Brasil ocupa o 17º lugar no ranking mundial de reservas de petróleo, e aparece na 11º posição entre os maiores produtores do planeta. Tais números colocam o país à frente de tradicionais países-membros da outrora toda-poderosa OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), como Líbia, Catar, Indonésia e Argélia.


Yara Maria e Winie Silveira

Cultura_America Latina

A América Latina compreende todos os paises do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continetal, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países germânicos. Também engloba alguns países da America Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar Do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América Do norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.A diversidade cultural da América Latina origina-se das diferentes culturas existentes no interior de cada país ou regiões que transcedem as suas fronteiras. E pode ser interpretada através da evolução histórica de etnias e formas sociais que se formam através de uma evolução histórica imigrante.


Equipe:Ottony,Mattheus



Vegetação - flora da América do Sul.

Vegetação -Flora:
A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica.
Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco.
Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e A cobertura vegetal é complexa, especialmente nos planaltos e nas áreas em que ocorrem diferenças de precipitação pluviométrica. As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica.
Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco.
Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e nordeste da Argentina.



Larissa Castelo e Denis Pereira.

BEM VINDOS!

Sejam bem vindos ao blog das américas. Aqui você encontrará tudo o que precisas saber sobre as américas.

Obrigada pela visita ao nosso blog.


Turma da 8ª Série B - Manhã (Colégio Guri Sênior).